Brasindoor

Ministro José Serra é homenageado em evento no Crea-DF sobre qualidade do ar


O  Crea-DF recebeu na quarta-feira (15/06) mais de 250 pessoas no evento comemorativo aos “18 anos da Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde e o futuro da qualidade do ar interno”.  Por ser autor do normativo e ministro da Saúde na época, o então ministro das Relações Exteriores, José Serra foi homenageado com uma placa comemorativa.

 

Esta comemoração foi organizada pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), por meio do Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno, com apoio da Associação Brasileira dos Engenheiros Mecânicos (ABEMEC),  BRASINDOOR, CREA-DF e do Departamento Nacional de Empresas Projetistas da ABRAVA.

Representando o presidente do Crea-DF, eng. civil Flavio Correia, o ex-presidente do Crea-DF, eng. civil Danilo Sillis Borges agradeceu a criação da Portaria e destacou ser preciso zelar pela segurança e saúde da sociedade.

O presidente da ABRAVA, eng. civil Arnaldo Basile afirmou que é importante “prosseguir com o trabalho educativo sobre a importância da qualidade do ar interno para a população, com o desenvolvimento de novas tecnologias e qualificação das empresas prestadoras de serviços”, defendeu.

A Portaria e suas motivações

A ideia de Serra criar a Portaria surgiu de uma visita ao falecido Ministro das Comunicações Sérgio Mota. Ele estava internado no hospital em São Paulo por falência nos pulmões. José Serra notou que o ambiente estava muito frio e ele estava inclusive piorando.

“Perguntei ao médico se o ar condicionado era higienizado em algum momento, se eles cuidavam da limpeza do aparelho e ele me respondeu que não”.

A Portaria 3.523/98 trata da aprovação de um Regulamento Técnico contendo medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização, para garantir a Qualidade do Ar de Interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.

Quando José Serra veio para Brasília montou uma equipe e criou a Portaria. “Foi uma redescoberta saber que essa Portaria é seguida e comemorada pelos engenheiros de hoje. Eu acreditava e agora acredito mais ainda que isso foi muito positivo para a saúde das pessoas”, comemorou.

Quatro palestras aconteceram após as homenagens ao Ministro. O Presidente da Qualindoor Abrava, Engenheiro Leonardo Cozac, falou sobre a elaboração do Guia para a Inspeção de Sistemas de ar Condicionado. O Engenheiro Mecânico e representante da EBSERHV, Sandro Martins Dolghi, colocou em debate a Legislação Brasileira sobre a qualidade do ar interior, com foco nos avanços e desafios.

No segundo período do evento o Coordenador da Laboratory of Ar Conditioning and Refrigeration (LaAR) e professor da UNB, eng. João Pimenta, falou a respeito da Renovação do ar em Um Projeto de Climatização destacando os critérios de definição e principalmente as soluções. A última palestra foi ministrada pelo vice-presidente do DNPC Abrava, o Engenheiro Mário Sérgio, que falou sobre a Metodologia de cálculo de ar interno embasada na nova ABNT NBR 16.401.