Brasindoor

Histórico

A Brasindoor, Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle da Qualidade do Ar de Interiores, foi fundada em 1995 por um grupo de pesquisadores da qualidade do ar de São Paulo e do Rio de Janeiro. Inicialmente, a BRASINDOOR foi criada para intensificar a troca de informações entre pesquisadores e estimular novas pesquisas na área. Para isso a BRASINDOOR passou a promover simpósios e a editar uma revista científica veiculando artigos técnicos e científicos, reportagens e divulgação de eventos relacionados ao assunto da Qualidade do Ar de Interiores (QAI). Gradualmente os objetivos da BRASINDOOR foram expandindo-se. Percebemos o interesse de técnicos e profissionais de outras áreas que, de alguma forma, estão vinculados à qualidade do ar oferecida em ambientes fechados. Entre esses profissionais figuram arquitetos, engenheiros, médicos, microbiologistas, advogados, profissionais liberais, administradores públicos e privados. O espectro multidisciplinar da QAI é bastante amplo, já que relaciona-se a diversas variáveis impactantes sobre a qualidade de vida.

Na segunda metade da década de 90 surgiu um mercado para a manutenção da boa qualidade do ar em ambientes climatizados. Num primeiro momento esse mercado foi o reflexo da preocupação de profissionais dentro de grandes empresas, muitas vezes ligados aos programas de qualidade ou de saúde ocupacional (ou a ambos). A ampliação desse mercado trouxe-nos, contudo, alguma preocupação. Nossa preocupação tem origem na complexidade do tema. Quando falamos em qualidade do ar de ambientes fechados, estamos falando de um número bastante grande de variáveis, abrangendo conceitos técnicos, científicos, médicos, ocupacionais, normativos e legais de diversas áreas do conhecimento humano.

Assim, a simples aquisição de equipamentos ou a montagem de um laboratório analítico não é suficiente para a prestação de um bom serviço na área da qualidade do ar. Para dar apoio a pesquisadores e auxiliar a sociedade na contratação desses serviços, a Brasindoor expandiu seu programa de simpósios, com o intuito de auxiliar na formação de profissionais habilitados a interagir no dinâmico universo da qualidade ambiental de interiores, mantendo o melhor nível de qualidade técnica que fosse economicamente possível no país. Criamos um programa de certificação, capaz de identificar produtos, serviços e ambientes que se encontram em condições de validação e de certificação de qualidade, buscando garantias de prestação de bons serviços para a população brasileira.

Criado em 1999, o programa "Selo da Qualidade da BRASINDOOR" estabeleceu três categorias de certificação: produtos, serviços e ambientes. Cada uma dessas categorias possui uma série de diretrizes que devem ser atendidas pelos aspirantes à certificação. A primeira diretriz a ser divulgada foi a de ambientes, tendo o primeiro certificado sido emitido ao Centro Empresarial de São Paulo em 1° de março de 1999. Esse certificado é revisto anualmente, com visitas periódicas de verificação. Qualquer ambiente que atenda plenamente às diretrizes estabelecidas pela ANVISA para ar de interiores pode ser certificado e receber o selo de qualidade para ambientes.